Sun_in_the_sky

A Vitamina Revolucionária

Muito se tem escutado sobre a Vitamina D, tornou-se famosa depois que vários estudos comprovaram suas ricas propriedades.

Ela foi denominada de vitamina D em 1922, pois naquela época acreditava-se que ela só poderia ser obtida por intermédio da alimentação. E chamada de D por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B e C. A partir da década de 1970 os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio, não uma vitamina.

Sendo a vitamina D um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano, sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Conheça os benefícios da Vitamina D:

  • Fortalece os ossos
  • Protege o coração
  • Gravidez segura
  • Boa para prevenir e controlar o diabetes
  • Boa para os músculos
  • Tratamento de doenças autoimunes
  • Previne e ajuda no tratamento do câncer
  • Diminui o risco de morte prematura

e muitos outros…

Por isso não descuide, quando for ao médico lembre-se de pedir um exame para dosar a quantidade de vitamina D presente em seu organismo e se houver necessidade, faca a suplementação. Um jeito simples que poderá melhorar muito sua vida! #ficaadica

Priscila Prado

Priscila Prado CRF 15.915-SP

Farmacêutica formada pela Universidade de São Paulo em 1996. Trabalhou muito tempo em farmácia hospitalar e há 10 anos trabalha com farmácia de manipulação.