imagem_blog

Citronela resolve mesmo?

O assunto da vez é repelir o Aedes aegypti, e diante de tantas orientações, não sabemos na verdade escolher a melhor. A minha sugestão é sempre recorrermos para a opção mais natural possível, pois não basta ser repelente, o produto deve ser isento de contraindicações para não causar um outro problema depois.

Por isso, minha orientação é o uso do repelente à base de óleo essencial de citronela, que resolve sim, agindo da seguinte maneira:

“A detecção da citronela é ativada pelas proteínas dos poros do inseto, conhecidas como canais de receptores transientes de potencial. Quando esses receptores moleculares são ativados, enviam mensagens químicas ao cérebro do inseto, resultando em uma reação de aversão” – Fonte: RuralCentro

E, além de repelir o Aedes aegypti, estudos mostram que também afastam borrachudos, traças, formigas, besouros, baratas e fungos. Ou seja, é completo.

Uma dica é ficar atento à procedência do seu repelente, compre ou mande manipular em farmácias confiáveis, e que contenham na fórmula no mínimo 10% de óleo essencial de citronela.

É ideal do bebê à vovó, e todos podem e devem usar.

Priscila Prado

Priscila Prado CRF 15.915-SP

Farmacêutica formada pela Universidade de São Paulo em 1996. Trabalhou muito tempo em farmácia hospitalar e há 10 anos trabalha com farmácia de manipulação.