laser-tratamento-melasma2

Marcados pelo Melasma

Essas manchas escuras que aparecem no rosto e que tem o nome de melasma, nos marcam de verdade.

O aparecimento do melasma tem várias causas, sendo as mais comuns fatores hormonais e a exposição solar. Ou seja, surgem de fatores que muitas vezes não podemos controlar, por isso uma grande parte da população principalmente de países tropicais como o nosso, tem melasma e dentre os de portadores de melasma, 90% deles é mulher. Com esse dado podemos de fato ligar o aparecimento do melasma a  principalmente causas hormonais, como a gestação e a ingestão de pílulas anticoncepcionais. Por isso disse que podem aparecer de fatores que não podemos controlar, pois ninguém desiste de ter um filho e nem deixa de tomar pílula, se expondo ao risco de uma gravidez indesejada, só para não ter melasma, não é mesmo?

Então vejamos o que de fato está ao nosso alcance para conseguir driblar essas indesejáveis manchas que nos marcam por toda a vida, isto mesmo, uma vez instaladas, podem amenizar, mas devido a memória genética celular, voltam a aparecer.

Exposição solar: sendo este um dos fatores de aparecimento e piora do melasma, devemos ter como um de nossos melhores amigos o protetor solar! Mas quando digo protetor solar, é protetor mesmo, aquele que compramos para levar pra praia, fator alto acima de 25, de preferência resistente a água, e aplicado por pelo menos duas vezes ao dia. Aqueles que são cosméticos com FPS ou maquiagem com FPS não são muito eficazes, melhor mesmo é garantir uma proteção adequada com um bom protetor solar. Caso tenha acne, pele oleosa ou alergia, existe a possibilidade de mandar manipular um protetor solar para seu tipo de pele. Para os homens essa também é uma dica legal, os protetores feitos em farmácia de manipulação podem ser com uma textura mais leve e sem cheiro, coisas que os homens normalmente não gostam.

Outra dica é utilizar bonés, viseiras, camisetas e luvas com tecidos que tem proteção solar, existem lojas especializadas na comercialização desses produtos;

Uso de clareadores: na verdade o uso de clareadores são muito válidos, porém alguns critérios devem ser seguidos para que não virem vilões. Seguem listinha de dicas ao usar um clareador:

  • Use um clareador de acordo com as suas necessidades, com porcentagem de ácidos que irão de fato dar um resultado;
  • Aplique o produto á noite, antes de dormir, retire pela manhã lavando com um sabonete específico para seu tipo de pele e em seguida aplique protetor solar. Caso não tenha os 3 produtos em casa, não inicie o tratamento, pois poderá piorar a mancha ao invés de clarear;
  • De preferência para fazer o tratamento de clareamento nos meses menos quentes, evite o verão, por causa do sol intenso que temos em nosso país. Caso isso não seja possível, tente usar produtos mais leves com ativos clareadores menos irritantes;

Já que a melasma chega sem nos avisar, que estejamos bem informados para que seus efeitos possam ser menos prejudiciais. Embora ninguém morra de melasma, ela afeta bastante a nossa auto estima. E estar bem faz parte de uma vida feliz!

Priscila Prado

Priscila Prado CRF 15.915-SP

Farmacêutica formada pela Universidade de São Paulo em 1996. Trabalhou muito tempo em farmácia hospitalar e há 10 anos trabalha com farmácia de manipulação.