Fitoterápicos

Um pouco sobre Fitoterápicos

Todo mundo tem alguma experiência com o uso de “remédios naturais”, não é mesmo? Sempre tem aquela tia que nos estimula a tomar um chazinho para acalmar, ou a avó que diz: na minha época a gente curava cólica com chá de camomila e assim por diante… E por que hoje esse assunto é tão controverso? Será mesmo que é um habito do passado?

Como farmacêutica apaixonada pelos fitoterápicos posso te dizer com propriedade que os medicamentos naturais existem sim, precisamos apenas associar com critério e profissionalismo a sabedoria popular com o conhecimento científico, aí temos um casamento perfeito!

Algumas indicações dos chazinhos que falamos acima tem sim muito fundamento, e hoje com embasamento científico podemos confirmar o que é verdadeiro ou apenas credo popular. Por isso é de grande importância que sejamos muito bem orientados ao utilizar um medicamento fitoterápico. Aí sim poderemos usufruir com tranquilidade de um tratamento de fato natural e muito eficaz, com todos os benefícios que a natureza nos presenteia. Vou listar abaixo algumas dicas para você ficar atento ao tomar medicamentos naturais:

  • Compre medicamentos naturais em locais idôneos, hoje temos muitas farmácias especializadas nesse ramo
  • Evitar comprar ervas que ficam expostas em banca, além de perderem suas propriedades, podem estar contaminadas pela tempo de exposição
  • Seja fiscal daquilo que vai consumir, verifique se o produto tem registro na ANVISA, órgão que fiscaliza e normatiza os medicamentos. E também se está dentro do prazo de validade
  • Todo medicamento tem dose certa e horário para ser tomado, sendo ele natural ou não
  • Não substitua água por chás, pode ser perigoso
  • Consulte um profissional capacitado para orientá-lo.
Priscila Prado

Priscila Prado CRF 15.915-SP

Farmacêutica formada pela Universidade de São Paulo em 1996. Trabalhou muito tempo em farmácia hospitalar e há 10 anos trabalha com farmácia de manipulação.